Necessidade: Climatização de uma moradia com pavimento radiante, da forma mais económica possível em termos de custos de operação.
Solução Macolis: Para minimizar os custos com a climatização desenvolveu-se uma solução com recursos renováveis, biomassa e sistema solar, de baixo custo operativo. Como apoio selecionou-se as muito eficientes bombas de calor CARRIER.
Resultados: Maior eficiência energética e conforto.
Na generalidade das soluções de climatização, o custo inicial do investimento e o custo operativo das mesmas, é inversamente proporcional. Ou seja quanto mais caro for o equipamento, mais eficiente será, e menores consumos terá. A chave para a otimização de um sistema passa por encontrar o equilíbrio destas variáveis.
Consequentemente, o cliente final, lançou ao departamento técnico Macolis, o desafio de climatizar uma moradia com pavimento radiante com o mínimo custo operativo possível integrando múltiplas soluções renováveis.
Requisitos do cliente:
- Sistema solar para produção de AQS e apoio ao aquecimento;
- Recuperador de calor;
- Pavimento radiante hidráulico.
Solução proposta:
A proposta entregue ao cliente passou pela instalação do pavimento radiante, em sistema de autifixação da Uponor, com passo de 20 cm para aquecimento de toda a moradia. Como estão previstas múltiplas fontes de calor, houve a necessidade de prever uma válvula misturadora para regular a temperatura da água na ida do pavimento, impedindo assim que a água muito quente danificasse a tubagem enterrada.
Como fontes de calor propôs-se o recuperador de calor hidráulico, a lenha (combustível económico e de fonte renovável) e uma bomba de calor monobloco inverter como apoio, tanto ao aquecimento como à produção de águas quentes sanitárias. Este apoio às águas quentes sanitárias será feito a partir da inércia com recurso a um circulador modulante.
Por fim, e de forma a complementar a solução, projetou-se a instalação de um sistema solar forçado, composto por cinco painéis solares planos, em harpa, com instalação em cobertura plana. Através de uma válvula de três vias será feita a prioridade à produção de AQS.
O controlo integrado da instalação ficará a cargo de uma central de controlo da nossa marca, controlMACO. Tendo em conta o número de equipamentos e saídas a relé que seriam necessárias para controlar este sistema doméstico, selecionou-se a controlMACO MX, o topo de gama. Esta centralina permite controlar o sistema solar, o aquecimento, misturadora do pavimento, recuperador de calor, bomba de calor, circuladores e todos os restantes componentes eletrónicos da instalação. Como é um controlo integrado, fica garantido que as prioridades são atribuídas de acordo com as especificações do cliente e que tudo é operado da forma mais eficiente possível.